Projeto
Terenos – MS
Faz. NSR do Perpétuo Socorro
Projeto de Irrigação por aspersão convencional fixa automatizada com fertirrigação sob área de 10,0 hectares para cultura do capim Capiaçu.
I. COMPONENTES DO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO |
- REDE HIDRÁULICA – Tubulação em PVC rígido soldável em diâmetros previamente calculados, devidamente instalados a uma profundidade de 40 a 50 cm da superfície do solo. Distribui a água desde a captação até os emissores;
- VÁLVULAS SOLENÓIDES – São “válvulas” acoplados as linhas principais de cada estação de irrigação do sistema, a qual é responsável pela abertura e fechamento de água em cada estação, sendo operada por um controlador;
- CONTROLADOR – O Controlador devidamente dimensionado para o sistema foi o modelo Rain Bird ESP-LXD. Os Controladores Rain Bird são os mais simples de programar e operar de toda a indústria da irrigação. O Controlador permite que o usuário faça a programação de irrigação independente por setor, atendendo as necessidades específicas de água das diferentes espécies vegetais;
- SENSOR DE CHUVA – Fornecem o modo mais simples e efetivo para evitar o funcionamento do Sistema de Irrigação durante ou depois de chover. Ele é facilmente instalado em qualquer sistema de rega automático, e fecha e mantém fechados o sistema de irrigação no caso de chuvas e, automaticamente, faz a compensação da quantidade de chuva que precipitou. O sensor de chuva absorvem na proporção da quantidade de chuva que precipitou, com a absorção o sensor activa um interruptor que interromperá o circuito do controlador. Quando estiverem secos, evaporar a umidade absorvida libera o interruptor. Por isso, o sensor de chuva automaticamente reajusta seu controlador sem afetá-lo.
- ASPERSORES – São os elementos responsáveis pela emissão de água, neste projeto será utilizado o modelo alta eficiência na taxa de uniformidade em aplicação, garantida em mínimo de 80%, pelo fabricante.
- Conjunto Moto-bomba – Destina-se a oferecer a PRESSÃO E VAZÃO necessária ao funcionamento do sistema;
- FERTIRRIGAÇÃO – Fertirrigação é a aplicação de fertilizantes através da água de irrigação. Esta aplicação é feita aproveitando-se o sistema de irrigação via aspersão. O uso da Fertirrigação pelo produtor proporciona economia de fertilizantes e de mão-de-obra, maior eficiência na aplicação dos fertilizantes e, consequentemente, aumento na produtividade. A Fertirrigação possibilita total controle da quantidade de fertilizantes que devem ser aplicados.
- CLIMATEMINDER – O sistema ClimateMinder é uma revolucionária solução em monitoramento e controle. Dados do campo na palma da sua mão, através de seu celular, computador e/ou tablet.
ClimateMinder permite
- Monitorar dados climáticos e do solo em tempo real
- Através dos dados recebidos, monitorar o desenvolvimento da cultura
- Monitorar e irrigação, bombas, válvulas e injetores de fertilizantes
- Ser avisado imediatamente sobre alterações nas condições de campo
- Receber e enviar relatórios diários ou semanais das condições de campo
Monitoramento da Umidade do Solo
- Sondas e sensores para medir a umidade em várias profundidades
- Medição da tensão de água no solo
- Tensiômetros
- Condutividade Elétrica
- Detector ou Transdutor de Pressão
ClimateMinder ajuda a
- Monitorar os parâmetros que interferem diretamente na produtividade quantitativa e qualitativamente
- Monitorar os parâmetros que ajudam a otimizar o consumo de água, energia, fertilizantes e produtos químicos
- Responder imediatamente com ações de proteção aos efeitos da geada e condições climáticas adversas
Monitoramento Climático
- Temperatura e Umidade Relativa
- Velocidade e Direção do Vento
- Pluviosidade e Radiação Solar
- Evapotranspiração
- Horas de Calor e Frio
- Prevenção de Doenças
- Prevenção de Pragas
- Molhamento foliar
Coleta de Informações através de PC, Mac, Tablets, Sistemas Android e iPhone